Introdução a Teologia

3 fev

han????

Você já ficou boiando quando o Pastor falou alguma dessas palavras: Hermenêutica, Homilética, Exegese, Teontologia, Pneumologia, Escatologia, Sistemática…já???hehehe…Eu também até eu começar a minha faculdade de Teologia. Ou então melhor, você não está satisfeito com o nível de conhecimento que você tem de Deus? A Bíblia é nossa melhor fonte de aprendizado, mas tem mais coisas, muitas coisas, que só aprendi estudando Teologia. Teologia não é coisa de velho! É coisa de quem quer aprender mais de Deus! Então vamos estudar um pouco?

A palavra teologia, em seu sentido literal, significa o estudo de Deus, em outra interpretação pode ser entendido como o estudo de Deus e sobre as coisas que o cercam. Porem apenas entender o sentido da palavra não é o suficiente temos que entender suas diferentes funções.

Podemos entender como algumas das funções da teologia:

  • explicação da realidade,
  • sistematização da Doutrina (princípios) Cristã,
  • defesa da fé e como ponte até os não crentes,
  • critica da vida e da proclamação da igreja
  • contemplação.

Algumas vertentes da teologia

A Teologia Exegética utiliza da hermenêutica (conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus) para uma correta interpretação dos textos sagrados. Essa vertente teológica é responsável por mostrar para o povo o que realmente Deus queria mostrar em cada situação citada na Bíblia. Ela é importantíssima, pois sem uma correta interpretação o homem pode tirar vantagem do povo de Deus.

A Teologia Histórica nos conta a trajetória do povo de Deus por meio da Bíblia e da igreja dês da época de Cristo.

A Teologia sistemática é o estudo sistematizado das doutrinas bíblicas.

Jesus conhecia muito bem as escrituras sagrados, tanto que derrotou satanás usando as, mas não ficava apenas dentro dos templos ensinando e dizendo o povo que tinham que fazer. Ele mostrava na pratica o que as escrituras diziam. A teologia tem como uma das vertentes ser pratica. Ensinar as pessoas como devem agir e por que devem agir de tal maneira. Os teólogos não podem ficar apenas preocupados com discussões entre eles mesmos. Pois essa parte teórica não transforma a vida das pessoas. O que transforma são atitudes, ensinamentos, acompanhamento, etc.

Esse foi uma pequena introdução a Teologia. É necessária essa introdução para que nos próximos posts nós possamos falar das varias áreas da Teologia. Isso é só o começo ok??

Se vocês tiverem qualquer duvida teológica ou sugestão de tema é só deixar nos comentários, em caso de duvida eu respondo (se eu souber…hehehe..se não eu pesquiso e respondo..xD) e as sugestões podem ter certeza que serão lidas e consideradas

xD

Anúncios

Uma resposta to “Introdução a Teologia”

  1. Aline Alves 25/05/2011 às 11:57 #

    Hum… olha a aula do Uelinton todinha akê
    kkkk

Diga o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: