Mais educação, por favor!!

14 abr

“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” Karl Kraus


Karl Kraus morreu em 1936, era poeta e dramaturgo austríaco. Acho que ele não conhecia o Brasil ou outros países pobres onde a educação é algo muito difícil. Divido essa frase em três:

1º Quem recebe educação.

2º Quem transmite a educação

3º Que possue educação.

Não vou criticar o sistema educacional brasileiro. Não vou entrar na primeira questão (receber educação). Mas quero entrar no fato de transmitir educação, gentileza, atenção, generosidade e coisas do tipo. Se na época de Karl Kraus , ele não encontrava muitas pessoas educadas, imagine  hoje!

Paulo disse lá em 1 Coríntios 11:1 “Sede meus imitadores, como também sou, de Cristo”

Sabemos muito bem disso: Devemos ser imitadores de Cristo.  Lendo o novo testamento, vamos conhecendo como Cristo é, olhando para vida dele, não vemos uma pessoa arrogante, mal educada, grossa. Muito pelo contrario, vemos um Jesus tão gentil e preocupado com as pessoas. Ele operando milagres para pessoas. Você mesmo que não nasceu em um lar cristão, por acaso, Jesus foi mal educado e foi entrando na sua vida sem pedi licença?

Nós dizemos que somos imitadores dEle, mas dissemos bom dia, por favor, obrigado, com licença?? Dissemos?

Algumas pessoas não vão mais a igreja porque chegaram lá e ninguém as cumprimentou.  Tem pessoas que nos vêem, sabem que servimos a Cristo, mas não querem ser como nós. Passamos direto, com aquele ar de superioridade, sem sequer dar uma “boa noite” e ainda estamos com a bíblia debaixo do braço.

Recentemente, estou indo evangelizar com uma galera no metro, fazemos um evangelismo diferente, pedimos licença, damos bom dia, falamos da importância da vida de todos, dizemos o tanto que ela é amada, para representar isso oferecemos um abraço, oramos e as pessoas ficam felizes. É uma benção. Eu fico hiper feliz de poder estar fazendo isso. Desço para casa com um sorriso largo.

Em um desses dias, voltando do envangelismo toda feliz, quando estava entrando na minha rua, uma garotinha olha pra mim, abre um sorriso e diz bom dia, fiquei surpresa e quase não respondi, então sorrir e disse bom dia. E Deus começou a me fazer perguntas: Ela mora aqui você, sabia? Você já a cumprimentou alguma outra vez? É mais fácil falar com quem tá no metro que você nunca mais irá ver, né? E muitas outras perguntas do tipo, fui ficando tão envergonhada.

Tem oito anos que moro ali, tem muitas pessoas que nem falo  e todas elas sabem que sou crente, subo com a bíblia. Tenho que calçar as sandálias do evangelho e ser mais humilde,  é difícil não é fácil, fico imaginando a reação dos meus vizinhos quando eu os cumprimentar. Mas quero mostrar pra eles que  estou em constante mudanças, que infelizmente só depois de 8 anos, percebi que não preciso ir a África fazer evangelismo, que não preciso ir ao metro para fazer evangelismo. Diariamente podemos usar da educação para mostrar isso as pessoas. Mostrar a nossa alegria, a mudança que Jesus fez na minha vida, também pode fazer na deles.

Agora sempre que passo, cumprimento a garotinha, ela fica toda feliz, um dia ela correu e contou para uma pessoas mais velha: Você viu, ela falou comigo!

Eu sou tão pequena, não sou grande coisa ou pessoa importante, mas uma simples palavra minha é importante para aquela criança.

Eu não consigo não associar educação a amor. Os dois caminham juntos. Que é que não se lembra daquele professor que amava dá aula ou então daquele que odiava o seu trabalho? E com qual deles aprendemos mais? Com que amava com certeza.   Temos que amar mais nossa “África”, “Ásia”, os motoristas de ônibus, os vizinhos, pessoas na rua, amar pessoas, pessoas, pessoas, pessoas, amar o próximo como a nós mesmos. Tratamos bem quem amamos, somos educados e gentis. Vamos nos livrar dessa capa de superioridade.

O amor de Deus nos alcançou, recebemos educação e amor. Vamos transmiti-los, mas não só no dia de evangelismo ou quando nos convêm, mas vamos realmente possuir amor, possuir educação.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não usueis, então da liberdade para ocasião à carne, mas servi-vos  uns aos outros pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5:13;14

15 Respostas to “Mais educação, por favor!!”

  1. Helen Almeida 14/04/2011 às 10:59 #

    Ah, que lindo seu textoo… realmente tá faltando simpatia de nossa parte. Tantas vezes passamos correndo, com pressa, preocupados e esquecemos de cumprimentar até aqueles que são próximos a nós, imagine aqueles q nem conhecemos.
    Isso também é uma forma de evangelismo, pois as pessoas poderão ver Jesus em nós, sentirão a diferença em nossas vidas!

    • Lays Araújo 14/04/2011 às 20:25 #

      Obrigada Helen.
      Que a cada dia as pessoas veja, Cristo em nós!!!!

  2. Bruce Gomes 14/04/2011 às 11:25 #

    Disse tudo e mais um pouco!
    Confesso que também tenho que melhorar neste ponto!
    Devemos ser exemplo, mostrar para as pessoas o verdadeiro amor que habita em nós!
    Beijos!

    • Lays Araújo 14/04/2011 às 20:27 #

      Obrigada amigo Bruce.
      E eu tbm, tenho muito a melhor quanto a isso!!!
      Beijo

  3. Fernando 14/04/2011 às 12:24 #

    Lays, Deus te usou mais uma vez para falar tremendamente ao meu coração. Texto impactante!
    A Educação deveria ser algo comum no nosso meio, mais se tornou uma qualidade escassa!

  4. Polly 14/04/2011 às 13:22 #

    Muito obrigada, um texto muito etico e pratico.Parabens…

  5. Thaís Marques 14/04/2011 às 13:37 #

    Como é bom estar perto de pessoas gentis! Como é bom ser bem tratada!
    Precisamos mesmo carregar as marcas de Jesus em nossa
    vida, em nosso cotidiano.
    Gentileza gera gentileza, vai ser sempre assim =D

    Parabéns pelo texto Lays ;*

    • Lays Araújo 14/04/2011 às 20:43 #

      Realmente ter pessoas gentis pro perto é muito bom!!!
      Obrigada Thais.
      Beijoooss

  6. Ester Sales 14/04/2011 às 14:57 #

    Verdade layz !
    como é bom conversar com Gente educada.
    podemos evangelizar com apenas um sorriso , um Oi!
    ás Pessoas tem que ver Cristo nas nossas vidas..
    Mais amor pf ²

    beijoo

    • Lays Araújo 14/04/2011 às 20:48 #

      Gente educada é outra coisa!!
      Que façamos a diferença com um sorriso!!
      Beijoooss

  7. Jéssica Suame 14/04/2011 às 16:14 #

    Ótimo texto!
    Até quando vamos nos sentir superior?
    Não somos nada mesmo,mas quando damos lugar a Deus
    para o amor Dele fluir em nós,para a educação
    e gentileza Dele falar em nós e através de nós,
    vemos coisa tremendas….
    E temos visto isso nos sabados pela manhã.

    Continue dando espaço para o Espirito Santo
    falar conosco atraves de você linda..

    Beijos

  8. Elaine 04/05/2011 às 22:04 #

    Nossa lir muito nesse blog me apaixonei ….Adorei de vdd…Deus te usa muito querido .Bjs
    orkut: lai_laine@hotmail.com
    Msn: laiinebrito@hotmail.com

Diga o que você achou!

