Vista cansada

25 abr

Oiie…

Hoje vou postar um texto muito interessante de Otto Lara Resende.  Esse texto fala sobre a “Vista Cansada”.  O quanto sua vista anda cansada?? Será que você realmente vê aquilo que vê todos os dias??

Vista cansada

Otto Lara Resendever

Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver , disse o poeta. Um poeta é só isto: Um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não-vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.

Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom-dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.

Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia. Em 32 anos, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e lhe baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos.

Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe a pampas. Nossos olhos gastam no dia-a-dia, opacos. É por aí que se instala no coração o mostro da indiferença.

Pois é galera, acho que o texto já fala tudo. O espetáculo da vida está aí para todos nós, vamos olhar com clareza as maravilhas que Deus fez. Tantas vezes você acorda e não olha pro céu, não vê o quão lindo está o dia. Passamos por diversas pessoas enquanto vamos trabalhar e estudar, talvez passamos pela mesma pessoa todo  dia, e não a vemos.

Abra seus olhos e não deixe que a rotinha tampe sua visão. Pare para ver as maravilhas que Deus fez, não deixe que a indiferença tome conta da sua vida.

Deus abençoe

Anúncios

3 Respostas to “Vista cansada”

  1. Bruce Gomes 25/04/2011 às 11:20 #

    Isto é verdade Hellen! E é tão bom ver cada dia como único em nossas vidas! Afinal de contas, não existe um dia igual ao outro! Todos são diferentes e especias! Deus te abençoe!

  2. Jéssica Kerber 25/04/2011 às 22:34 #

    o texto é ótimo!!
    lembram de mim a jéssica da bahia?, o impactarte foi benção já estamos (eu, eugenia, thayla, memora, lorena, mariana e taiana) com muitas saudadezonas!!
    beeijos a todos do josac, fiquem com Deus!

    • Fernando 26/04/2011 às 12:44 #

      Amém Jéssica!

Diga o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: