Me desculpe, quer dizer… Me perdoe

27 jul

O Perdão é um ato de vontade e não um sentimento. Decida perdoar e os sentimentos seguirão essa decisão, faça com que sua vontade concorde com a vontade com a vontade de Deus e procure ser orientado pelo Espírito. (Sl 103: 2-4)

Existem três passos a seguir quando ferimos ou pecamos contra alguém: arrepender-se, pedir perdão e fazer a restituição.

Cinco erros no modo de pedir perdão:

  1. “Me perdoe , mas…”
  2. “Desculpe se eu machuquei você…”
  3. “Me perdoe se ofendi você…”
  4. “Desculpe qualquer coisa,  “Me perdoe qualquer coisa” ou “Me perdoe pelo que fiz”
  5. “Oh, que coisa! Machuquei você , não é? Me perdoe!”.

Maneira Correta:

  1. Assumir responsabilidade pelo que fizemos;
  2. Não acusar, nem se justificar;
  3. Ser específico;
  4. Demonstrar um coração contrito e dolorido pelo que fez;
  5. Não pedir desculpas: pedir perdão.

Veja se você consegue identificar as cinco regras(ou a quebra delas) nos dois exemplos seguintes. Suponha que o pastor está confrontando alguém que sempre distrai as outras pessoas na reunião com suas conversas paralelas. A pessoa pode responder de  duas maneiras:

                        “Pastor, desculpe-me porque às vezes falo durante a reunião, mas deixe-me explicar. Muitas vezes, procuro esclarecer para meus companheiros algumas das coisas que o senhor fala que não ficam muito claras. Sabe, se o senhor usasse mais ilustrações ajudaria muito a manter a atenção das pessoas e transmitiria melhor a mensagem”.

  “Pastor, me perdoe (pausa, enquanto pensa um pouco). Me perdoe por minha falta de respeito ao manter conversas paralelas durante a reunião. Na verdade, refletindo sobre isso, reconheço que estou me opondo ao senhor, demonstrando  falta de submissão  a sua liderança, dificultando e comprometendo o andamento da reunião. Estou muito triste porque não prejudiquei somente o senhor, mas também aqueles que prestavam atenção em mim e até a mim mesmo. O senhor me perdoa?”.

No primeiro exemplo, é claro que pode haver formas pelas quais o pastor poderia ou deveria melhorar sua comunicação. Mas a hora de pedir perdão e restaurar a relação não é o momento certo para instruí-lo, corrigir seus defeitos ou encorajar mudanças nele.

No segundo exemplo, a pessoa refletiu profundamente sobre as conseqüências de seu pecado contra o pastor, contra si mesmo e a igreja. Note, também, que a pessoa voltou a repetir seu pedido de perdão no final. Após uma descrição completa do que sentimos, ajuda muito se voltamos ao pedido de perdão, não deixando o pedido entre muitas palavras.

Às vezes, quando pedimos perdão, a outra pessoa pode dizer que não foi nada, para não nos preocuparmos, que está tudo bem, etc. Mas se Deus nos deu a convicção de que pecamos, então o melhor é não tratar o assunto de forma superficial. Assim, será melhor responder algo parecido com: “Pode ser que você tenha achado que não foi nada, mas eu me senti muito mal. Você pode me perdoar?” Quando a pessoa tem o coração contrito e consegue agir de forma branda e humilde, há uma liberação maravilhosa do pecado cometido!

l. Para você, o que é mais difícil: perdoar ou pedir perdão?

 

            2. Quais são os maiores obstáculos para você pedir perdão?

 

            3. Segundo o que estudamos o que precisamos fazer quanto às pessoas que machucamos ou ferimos?

           

            4. Quais as conseqüências se não resolvermos os problemas que surgirem entre nós?

3 Respostas to “Me desculpe, quer dizer… Me perdoe”

  1. Marli Dias 27/07/2011 às 08:24 #

    Lindo Post, pedir perdão é mais gratificante do que perdoar, faz um bem imenso a quem pediu, e renova as forças,e alegra o coração de Deus, porque … “A alegria do senhor é a nossa força. Não esqueçam disso..

  2. Thayla Lobake 27/07/2011 às 11:35 #

    Para mim o que tenho dificuldade é em perdoar, principalmente quando quem me chateou foi uma pessoa que amo muito, por não esperar este tipo de reação tenho dificuldades em perdoar, e constantemente me lembro do que essa pessoa fez, o que me faz sentir muito mal….mas DEUS tem me ajudado a mudar isso.
    pedir perdão é dificil porque temos que reconhecer que erramos, nenhum ser humano gosta de falar que errou, assumir as consequências, esquecer o orgulho…
    Bom mas em CRISTO JESUS consiguimos tudo, até mudar nossas atitude que é comum a carne…
    AMEI o post…bem esclarecedor….
    acho que aprendi os passos certinhos para pedir perdão..rsrsrs
    q DEUS coninue abençoando esse bolg…AMÉM

  3. Bruce Gomes 28/07/2011 às 10:16 #

    Lindo post Eliane!!! Deus continue te abençoando e usando aqui no blog!

Diga o que você achou!

