Conselhos

22 set

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;  Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,  Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,  Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.” Provérbios 2:1-5

O livro de Provérbios é o meu favorito da Bíblia e relendo mais uma vez, atentei-me a preocupação do autor, Salomão, em aconselhar e mostrar a importância de guardar e praticar tais ensinamentos. “Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.Provérbios 7:1

Somos tão resistentes a conselhos ou a conversas que nos serve de alerta. Sabemos demais e nada pode acrescentar ao nosso “tão grandioso conhecimento”.

Não queremos ouvir os pais, não paramos para ouvir histórias de pessoas mais velhas, achamos que nada nos servirá.

Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurançaProvérbios 11:14

Ficamos perdidos nos nossos “achismos “da vida. Não procuramos orientação na palavra de Deus. Ignoramos as palavras de mãe. Pra nós, são ultrapassados os conselhos do pai. E tudo vai se esfriando e não os honramos mais, não seguimos meras instruções e ainda perguntamos “por que tudo que mãe fala acontece?

E te pergunto: qual a nossa dificuldade de parar para ouvi-la ou seguir a recomendação que é feita com carinho?

Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” Provérbios 10:1

Não deixe que as palavras de seus pais ou de pessoas mais velhas fiquem perdidas ao vento, escute, retém o que é bom, guarde no seu coração. Se for algo que você já sabe, escute mesmo assim, vai que você esqueceu algum detalhe. Ouça os seus pais, aceite a repreensão, se pessoas de advertem é porque querem o seu bem. E mesmo as que não sabem fazer isso ou só querem mostrar o nosso erro, ouça. Filtre o que pode ser aplicável em sua vida.

Estreite os laços com seus pais, converse; peça conselhos. Trate bem os mais velhos, escute, há tanto para se aprender em histórias antigas e o conhecimento de bíblia dessas pessoas? Sabem muito mais do que eu e você!

Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;  Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.  Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.  Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vidaProvérbios 6:20-23

Quer mais conselhos, leia Provérbios e deixe Deus falar com falar com você, leia a Bíblia e pratique cada mandamento e instrução.

Fiquem na PAZ…

Diga o que você achou!

