Viciados em Mediocridade [Parte I]

5 out

Olá pessoal, depois de alguns dias falando sobre sexo, rs agora quero falar sobre um livro que comprei no mês passado quando estava fazendo o seminário com o Pr. Coty sobre “Personalidade”, na verdade ele é bem impactante, conflitante e vc vai saber porque, a começar pelo título “Viciados em Mediocridade” Cristianismo Contemporâneo e as artes, do autor: Frank Schaeffer. Gostaria dos post falando sobre esse livro de um fórum de discussão, ou um bate papo, algo do tipo, onde eu vou lançar as idéias do livro e você dá sua opinião, ok?

Também quero ressaltar um pouco sobre o autor, para que você saiba que ele é alguém da área, não é somente uma pessoa qualquer que expõe suas idéias ou critica em outra parte, ele faz arte e arte de excelência.

Sobre o autor: Frank Schaeffer

Nasceu na Suíça seu pai Dr. Francis e Edith Sachaeffer, fundaram a L’abri Fellowship, comunidade internacional de estudos religiosos. No início de sua vida profissional relacionada ás artes, ele trabalhou com pintura, a xilogravura (gravura em madeira), desenho e escultura. Como pintor participou de um número considerável de mostras de sucesso em vários países. Entre elas exposições realizadas na Galeria Frisch de Nova York EUA, dentre varias outras.

Como Cineasta, produziu uma série que foi lançada com o título de How Shoud Then Live?, protagonizou e dirigiu a série Whatever Happened to the Human Race? E os filmes Reclaiming the Word e the Second American Revolution, e co-escreveu e produziu o filme The Great Evangelical Disaster. Um dos seus mais famosos livros ‘Crazy for god; How I Grew Up as On Of the Elect, ficou várias semanas na lista de mais vendidos do prestigiado jornal New York Times.

Ah! Esqueci de mencionar ele é evangélico sim, ok?

Abrindo só um parênteses, eu amei a dedicatória que ele fez à sua esposa Genie, ele disse: “Sua vida é uma obra de arte em si; sua amizade, paz em um mundo atribulado”.

Ai que lindo!!! rs

Apesar de se conflitante este livro nos faz pensar muito sobre o que é excelente o que é cristão, o que é religiosidade. Sei que vc assim como eu concordará com algumas coisas e discordará com outras, e é isso que quero que você faça, exponha sua opinião, sobre o que ele diz ok?

Vamos lá, falando sobre o livro”Viciados em Mediocridade” Cristianismo contemporâneo e as Artes, de Frank Schaeffer, editora: W4, www.w4editora.com.br.

Acesse também o portal “Cristianismo Criativo” www.cristianismocriativo.com.br

PARTE I

“Sempre que cristãos, evangélicos em particular, tentaram “alcançar o mundo” por meio da mídia-TV, filmes, propaganda etc. – o público que pensa tem a idéia de que, assim como a sopa de um restaurante ruim, o cérebro dos cristãos ficaria melhor se não fosse mexido.

“As razões para essa situação lamentável são muitas. Este livro não tenta lidar com todas elas. No entanto, tenho apontado uma área em particular que tem tido enorme influência sobre a habilidade – como cristãos – de dialogar com o mundo ao nosso redor. Ainda mais importante, falo sobre nossa habilidade de verdadeiramente desfrutarmos da presença de Deus e de outras pessoas.

Essa é a área de apreciação, atividade, pensamento e ação que livremente descrevo como “artes”.

Quando digo “artes” não me refiro somente às “artes nobres”, mas a toda extensão da expressão humana – do modo como decoramos nossas casas até Davi de Michelangelo, da carta escrita da maneira mais simples até os textos de William Shakespeare.

Como Cristãos, quase sempre pensamos nos homens como “feitos à imagem e à semelhança de Deus”. Essa fórmula é somente um apanhado de palavras até que receba significado e definição mais profundos. Se há uma área que verdadeiramente distingue o homem do restante do reino animal e dá sentido a essas palavras “feito à  imagem de Deus” é a criatividade, a capacidade de apreciar a beleza e de se comunicar artisticamente por meio de idéias abstratas.

Portanto, criatividade não se trata de um detalhe sem importância para a vida cristã. Ao contrário, é algo essencial. O problema é que grande parte da igreja tem esquecido o quanto essa parte de nossa vida é importante. Ao agir dessa maneira, tem se tornado pobre e limitada na apreciação de si mesma, de seus semelhantes e do próprio Deus. É na esperança de que este problema seja abordado e corrigido que ofereço a você este livro.

Desejo particularmente, que aqueles que possuem habilidades criativas ou interessante pela  criatividade e tenham sido consistentemente ignorados pela igreja encontrem encorajamento nesta obra”.

Frank Shaeffer

Continuo na próxima semana,

Espero seu comentário ok?

Abs,

Eliane Moura

Anúncios

3 Respostas to “Viciados em Mediocridade [Parte I]”

  1. Jana Moraes 06/10/2011 às 13:58 #

    Eu sempre quis achar esse livro. Procurei em varias livrarias! Onde vc encontrou? Abs!

  2. Eliane Moura 07/10/2011 às 19:12 #

    Olá Jana, tudo bem querida?
    comprei o livro na livraria da igreja Comunidade das Nações do pastor JB que fica na 513 sul. Me deram um telefone de lá pois deixei outro livro encomendado, talvez te ajude, lá vai: Pr. Filipe 3346-2121
    Deus te abençoe!
    abs,
    Eliane

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viciados em Mediocridade – “Fruto Amargo” [Parte II] « Geração Josac - 19/10/2011

    […] out Parte I | Parte […]

Diga o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: