Seja mais educado

14 out

Ola, cheguei quarta do congresso Loucos Por Jesus, o qual tinha comentado, lá eu não fiquei hospedado na igreja como todos os demais, mas fiquei na casa de uma amiga que conheci no ano passado no Festival Rhema, congresso de artes que acontece em Goiânia dirigido pela Pra. Adriana Pinheiro.

Isadora e Jefferson

Pra mim foi uma situação muito diferente, ir para casa de alguém que só tinha visto uma vez, ta certo que agente tinha conversado muitas outras vezes pela internet, e nessas conversas até orar pelo MSN eu agente já tinha orado.

Cheguei lá e me surpreendi, fui muito bem recebido, família louca e muito de Deus. Então ai vai um texto da Nilma, mãe da minha amiga Isadora.

Seja mais educado

Não permita que gentilezas e cortesias deixem de existir no seu cotidiano

“A vossa palavra seja sempre agradável,temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Cl 4.6.)

Aproveitei o último feriado para fazer uma visita ao Mercado Central de Belo Horizonte. Eu gosto muito do Mercado, ali há uma mistura de cores, cheiros, sabores… Os sentidos são testados a cada passo, queijos, doces, frutas, fl ores,  pássaros, ervas, tem um pouquinho de tudo. Depois de verificar minha lista de compras e me ater a ela, para não cair em tentação, cheguei ao meu destino: a loja do mel. Então, durante um diálogo curto, porém, agradável com o vendedor que, atenciosamente, me servia, fomos abruptamente interrompidos por um senhor que queria saber sobre pimenta. Bem, como o meu pedido era diverso e poderia levar algum tempo, cedi a minha vez para que ele fosse atendido primeiro. Tentei uma aproximação amistosa com um sorriso seguido de um “bom dia!”, que, foi respondido com um simples arquear de sobrancelhas e nem mesmo um sorriso. Ele simplesmente se posicionou à minha frente e descreveu seu pedido, conferiu, pagou, virou-se e se foi. Nem mesmo um muito obrigado. Lamentei.

Talvez não seja culpa dele tanta falta de educação. Talvez ele estivesse seguindo o manual de segurança que prega que todos são suspeitos. Talvez ele seja fruto do meio. Meio este amoldado pelo medo da convivência, em que todos são possíveis ameaças. Se alguém sorri para você no trânsito, feche os vidros, pois, pode ser um assalto. Dizer bom dia, enquanto caminha nas ruas, deixou de ser uma gentileza e responder é aceitar uma ‘cantada’… Ceder a preferência no trânsito é ser chamado de palavras torpes ao invés de cavalheiro… Dizer “desculpe-me, eu errei” é assinar o atestado de total imbecilidade, neste tempo que levar vantagem em tudo é o que importa.

Tratamentos simples como “com licença, por favor, pois não”, estão virando relíquias. E assim, vamos sendo aprisionados dentro de um “emburrecimento” social. Limitamos nossa alma com cercas elétricas acionadas pela senha: “afaste-se, tenha medo de tudo.” Vivemos tão armados contra ataques que abrimos mão das gentilezas. Nas ruas, nos mercados, nas igrejas e, pasmem, até em casa. Não sabemos mais reagir a cortesias que é natural ou deveria ser. Peguei minhas compras, agradeci ao simpático vendedor e saí decidida a não agir como a maioria. Decidi mudar o mundo, pelo menos o que está ao meu redor. Talvez, com sua ajuda eu consiga ou consigamos. Vamos começar? Muito obrigada por prestar atenção ao meu desabafo!

“Assim também como eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos para que sejam salvos.” (1Co 10.33.)

Dicas de Gentilezas!

* Diga bom dia para as pessoas que encontrar pelo caminho;

*Abençoe e evangelize os colegas de trabalho;

*Tenha mais paciência nas filas de espera e aguarde sua vez;

*Agradeça ao motorista mesmo que tenha parado longe;

*Dê um sorriso e você receberá outro;

*Valorize o próximo;

*Palavras como “obrigado”(a), “licença”, “desculpe-me”e “por favor” não devem sair do seu vocabulário.

Nilma Gracia Araújo

Colaboradora do Portal Lagoinha.com

Formada no Seminário Teológico Carisma e Membro da IBCVN

Quer conversar sobre este assunto com a Nilma? Envie um e-mail para nilmaraujo@hotmail.com

[fonte: http://www.lagoinha.com/portal/engine.php?pag=art&sec=1&cat=516&art=19843]

Fiquem na paz!

Anúncios

2 Respostas to “Seja mais educado”

  1. Kátia Cilene 14/10/2011 às 15:28 #

    Boa tarde Jefferson. As vezes é bom passar por situações diferentes né? Aprendemos coisas e sensações novas.
    Muito bom esse texto da Nilma Gracia
    Na minha opinião educação e gentileza se aprende na família.
    Afinal de contas, o que é ser educado e gentil? E onde se aprende ser educado? Infelizmente educação e gentileza é uma característica do ser humano de, naturalmente, querer ser solidário. Não há como obrigar uma pessoa a se interessar pelo bem-estar do outro, muito menos incutir no vocabulário de alguém as palavrinhas mágicas “obrigado” e “por favor”. Mas é possível parar para refletir em cada ação do cotidiano para não agir por impulso e pensar que sua necessidade vem na frente da de qualquer pessoa que transita pelas ruas. “É as pessoas se acalmarem e não deixarem que os problemas pessoais venham em primeiro lugar. Não sermos tão egoístas e não reconhecermos os direitos dos outro”,
    Devemos ser atenciosos e educados pelo prazer de ser, eu diria!
    Já percebi por diversas vezes como é mais agradável para si mesmo ser agradável para os outros. Sorrir mesmo ao falar ao telefone, ser educado e gentil.
    Claro! Isso está longe de significar ser idiota, bobo ou passivo. Pacífico é absolutamente diferente de passivo. E faz ainda mais diferença no nosso dia-a-dia, conseguimos nos manter mais serenos e evitar o stress.
    Deus te abençoe!!!

    • Jefferson Douglas 14/10/2011 às 18:14 #

      Boa tarde, realmente é muito bom passarmos por situações diferente, com isso aprendemos coisas novas.
      Em relação a educação e gentileza você disse tudo, mas nunca é tarde pra se aprender.

Diga o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: