Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

25 nov

Bom dia,

O que é uma doação de sangue?

É um ato voluntario, nos Estados Unidos isso é pago, a duração média da doação é de 5 – 10 minutos e o tempo de todo o processo incluindo cadastro, pré-triagem, triagem, doação e lanche demora cerca de 1 hora. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica descartável que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante. Destinadas a paciente que precisam de transfusão de sangue.

Tá e o que eu Ganho com isso?

– Seu sangue pode salvar até 4 vidas

– Ganha uma lanche muito gostoso

– Ganha um dia de folga no serviço

– e após a 3ª doação de sangue no ano, isenção em taxa de concurso público

– E só quem é bom que pode doar! Hã, como assim?

– É! Você pode ver que quem fez tatuagem não pode doar sangue, então é só gente boa que pode doar.

– Então você ta dizendo que quem faz ta tatuagem é ruim!?

– Não, eles dão um prazo, é só quem tem menos de um ano que fez tatuagem que não pode. Que é prazo pra pessoa se arrepender… rsrsrs

Brincadeira… não tenho nada contra pessoas tatuadas.

QUEM NÃO PODE DOAR SANGUE?

-Portadores de doenças infecto-contagiosas (Sífilis, AIDS, Chagas, malária, hepatite B ou C);

-Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);

-Pessoas com múltiplos(as) parceiros(as) sexuais;

-Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;

-Usuários de drogas injetáveis;

Deus… deu seu filho único para que todo aquele que nele crê não pereça… Ele

deu todo o sangue de Jesus numa cruz, e como cristão tenho sempre como referencial Jesus, e se ele foi capaz de dar todo o sangue por mim e por você, eu também posso dar um pouco do meu sangue por alguém.

Ah, mas eu nem conheço quem vai receber meu sangue! Esse é o motivo que você nunca doou. Eu comecei a doar sangue, quando minha mãe estava na UTI e precisou de transfusão de sangue após um de suas cirurgias já próximo a sua morte, fui até o Hemocentro para doar sangue para repor o estoque, pois minha mãe tinha usado o sangue, é mais fácil começar assim, pois você tem sentimento, você ama! Cara as outras pessoa estão na mesma situação que minha mãe estava, e Jesus fala amar quem te ama até o ímpio faz isso, você tem é que amar quem não te ama… doar sangue pra quem você nem conhece… mas isso o ímpio já ta fazendo, e até mais que os crentes.

Graças a Deus, muitas igrejas tem retomado o estilo clássico da igreja antiga que a igreja se ajudava e tem feito campanhas para que os seus membros doem sangues, alguns exemplos:

Um conselho se quando você for doar de preferência a lugares que forem atender os hospitais públicos, aqui em Brasília existe a Hemoclínica (particular) e o Hemocentro (publico). Pois os hospitais particulares cobram dos pacientes a bolsa de sangue que você doa (de graça).

Uma coisa é certa nessa horas você crê totalmente na bíblia, e diz: É melhor doar(dar), do que receber!

Mas ainda, infelizmente, mesmo hoje sendo o dia do doador de sangue, muita gente se nega a fazer… tenho uma novidade pra você

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4:17)

 

Mais informações de como doar: http://www.hemoclinicadf.com.br/

http://www.fhb.df.gov.br/001/00101001.asp?ttCD_CHAVE=250&btOperacao=

2 Respostas to “Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue”

  1. Dorisvaldo (Dodô) 25/11/2011 às 12:02 #

    Ótimo tema!
    Eu sou doador! É você?
    Este é meus garotinho!!!!!!!

  2. Kátia Cilene 25/11/2011 às 14:24 #

    Que gesto bonito, nem sei porque nunca doei.
    Até quando minha irmã fez transplante duplo nem foi preciso.
    Acho que é isto, porque nunca foi preciso. E sempre tem uma desculpa muito esfarrapada, não tenho tempo. Tenho que rever alguns conceitos em minha vida.
    Gostei muito do seu tema.
    Deus te abençoe!!!

Diga o que você achou!

