Natal – 25 de dezembro? O dia Importa?

24 dez

E ai povo! Então coube a mim a responsabilidade de escrever o post de Natal que será o ultimo do ano. Pesquisei bastante sobre o assunto, estudei na faculdade (teologia), e já reflito sobre isso á algum tempo. Existe um discussão sobre a data real do nascimento de Jesus. Muitos dizem que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro e recentemente alguns afirmam que realmente Jesus nasceu nesta data. Este assunto é muito extenso por isso apresentarei apenas uma parte destes estudos.

Pois bem, o pensamento mais aceito entre os estudiosos é que o dia 25 foi escolhido, pois na época ninguém tinha certeza do dia que Jesus nasceu. Eles afirmam que este dia foi escolhido por causa de costumes pagãos (pessoas que não seguem a religião oficial)

“Os Celtas, por exemplo, tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar, longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro.

Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.

Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como “Dies Natalis Invicti Solis” (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.

A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.”

   Guilherme Lieven Pastor da Igreja Luterana

(Fonte: http://www.luteranos.com.br/mensagem/artigo_25_dezembro.html )

Porem o escritor e jornalista Vittorio Messori (católico) afirma que Jesus realmente nasceu no dia 25 de dezembro. Sua afirmação esta fundamentada na pesquisa do professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, Shemarjahu Talmon, que com os manuscritos de Qumran provou esta data sendo a real do nascimento de Jesus Cristo. (Fonte: http://exsurge.wordpress.com/2009/12/11/jesus-nasceu-mesmo-num-dia-25-de-dezembro-por-vittorio-messori/ )

Mas eu pegunto…essa discussão sobre a veracidade dessa data é realmente importante? Eu acho que não! Muito mais importante do que a data em si é o que se comemora, o nascimento de Jesus. E isso que deve ser o centro da nossa festa. Jesus. Nessa comemoração devemos nos lembrar do nascimento dele e quão grande foi a obra feita por Jesus. Na Bíblia o Senhor Jesus não nos manda comemorar o seu nascimento e sim lembrarmos de sua morte, pois foi para

morrer que ele Nasceu. Por isso Jesus tem que ser lembrado em nossa mesa

farta de comida.

Hoje em dia o Natal é só mais um feriado comercial. Onde se as vendas crescem absurdamente. O consumismo domina os homens. Não to dizendo que nós não podemos mais comparar presentes para quem agente ama, mas isso não pode ser o centro do nosso Natal.

Anúncios

Uma resposta to “Natal – 25 de dezembro? O dia Importa?”

  1. Elizabete cordeiro 25/12/2011 às 10:18 #

    este de fato, deve ser o natal que devemos lembrar, Jesus Rei dos reis e Senhor dos senhores, muito bom, deveríamos ter um cordel desses na noite de natal, pois o povo de Deus deveria ser mais instruído quanto a esta data, para não parecer ser simplesmente um dia de compartilhar presentes, como diz a palavra de Deus sua palavra deve ser encucada em nossas mentes.para que não esqueçamos quem somos e qual de fato é nosso alvo a alcançar.

Diga o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: