Ser Levita é uma Escolha!

20 ago

E ai povo! Hoje quero cumprir a promessa que fiz semana passada e falar sobre algo que muitos não sabem. Por que a tribo de Levi foi escolhida para servi na casa do Senhor? Por que não a de Judá? E quem era esse Levi? Ele fez algo de extraordinário para sua descendência ter essa honra de servi no templo? Por quê? Por quê?

É sempre importante entender de onde nós vimos para saber pra onde nós vamos. Entender a origem para saber o propósito inicial que às vezes é perdido com o tempo.

Primeiramente Levi (nome quer dizer: devoto, unido) era um dos 12 filhos de Jacó. Ele era o terceiro filho da união com Lia, era irmão de Ruben, Simeão e Judá.

A historia que revela quem ele era está em Genesis 32. Quando li essa historia foi gerada em mim uma inquietação gigantesca (introdução). Vocês verão o motivo…

Em Genesis 32 relata a historia de quando Jacó chegou na cidade de

Siquém (esta na terra de Canaã) e uma de suas filhas, Diná, sai para conhecer as outras mulheres daquela terra. Quando ela estava passeando, Siquém, filho de Hamor, que era príncipe daquela terra, a viu e a possuiu assim humilhou ela.

Quando Jacó ficou sabendo disso ele não gostou nada muito menos os irmãos de Diná. Se pra nós hoje isso já é um escândalo inaceitável imagina para aquela época.

Porem  Siquém se apaixonou por Diná, e pediu pro seu pai para falar com Jacó para eles se casarem.

Hamor foi falar com Jacó e com seus filhos para que eles permitissem a Siquém casar-se com Diná. E os filhos de Jacó responderam:

14 – E disseram-lhe: Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós;

15 – Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós;

16 – Então dar-vos-emos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um povo;

Hamor e Siquém gostaram da proposta e a aceitaram. Rapidamente foram a porta da cidade e comunicaram a todos homens para se circuncidarem para que pudessem ser um povo só com Jacó. E assim o fizeram.

Agora preste atenção no plano que foi bolado por Simeão e LEVI… Quando os homens estavam sentindo as mais fortes dores no 3° dia Simeão e LEVI entraram na cidade e mataram TODOS os homens…todos… Inclusive Siquém e seu pai Hamor. Os outros irmão vieram a cidade e vendo os mortos aproveitaram e saquearam a cidade por que sua irmã fora violada. (versículo 25 em diante)

No final dessa historia Jacó repreende os filhos dizendo que eles trouxeram maldição para sua casa. (Vs 30)

Esse nao é o LEVI…

Os levitas não são decendentes dele?

Então como ele passou de Assassino covarde para Separado para o Serviço do Senhor em seu templo e fora dele?

Uma Escolha!Isso que aconteceu…

Em Êxodo capitulo 32 retrata essa historia… Quando Moisés desce do monte Sinai com as taubas da lei e ve o povo adorando ao bizerro de ouro:

25 – E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos,

 26 – Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi

Os levitas escolheram o Senhor! Quando todo o povo estava adorando a outro deus os Levitas escolheram o Senhor!!! Eles estavam na contra-mão da geral!!!

A partir desse momento que os Levitas escolheram o Senhor… Eles foram separados, escolhidos, para servi ao Senhor no seu templo.

Então Ser Levita é uma questão de Escolha!

Escolheram ser do Senhor ao invés de fazer o que “todos” estavam fazendo!

Escolher ser levita é isso! Negar o Mundo e escolher o Senhor! Escolher as coisas de Deus!

Mais antes de nós escolhermos o Senhor, Ele nos escolheu primeiro! Moisés era de qual tribo? Tribo de Levi! O Senhor os escolheu primeiro. E no momento que eles (levitas) precisavam responder a esse chamado eles não vacilaram e escolheram o Senhor!

Quem ai escolhe o Senhor? o/

Quem ai escolhe ser Levita? o/

Anúncios

Diga o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: